sábado, 16 de fevereiro de 2008

¨Vai te deitá cusco!¨

Ok amigos...
Neste exato momento estou em Ollantaytambo, última cidade que dá pra se ir de ônibus antes de chegar em Águas Calientes (Machu Picchu, daqui pra frente denominado MP). São 17h (horário local) e o trem parte só às 20:35h. Enquanto isso vou narrando a viagem até esse ponto.
A noite de quarta para quinta-feira foi sofrida, acordei por causa da dor de cabeça, ainda sinais do soroche (como chamam o mal da altitude aqui).
Na quinta-feira pela manhã, fui passear no centro de Cusco e tirar umas fotos.

Foto 1: cusco no centro de Cusco

Lendo o jornal local, descobri que haveria uma partida de futebol da copa Libertadores, de um time de Cusco (Cienciano) contra o Nacional do Uruguai. Comprei a entrada e fui à tarde para o jogo. O time local joga muito bem e o Nacional parecia estar sentido bastante a altitude. Resultado: Cienciano 2 x 1 Nacional. Parece que o Flamengo também virá em breve jogar aqui.

Foto 2: Cienciano desde guri (comemorando após o segundo gol).

No dia seguinte comprei um city tour por 20 soles e fui visitar quatro sítios arqueológicos (Sacsayhuaman , Kenko , Tambomachay e Puka Pukara). Não vou postar todas as fotos aqui, mas deixo-lhes um pequeno vídeo que fiz:

Hoje enfim, visitei o Vale Sagrado dos Incas , onde me encontro no momento esperando o trem pra MP. E é o lugar do primeiro ¨infortúnio¨ da viagem: assim que passei as fotos da câmera para o computador, resolvi tirar uma foto do cyber café onde me encontro, cuja janela enxerga-se as ruínas de Ollantaytambo. Nisso a máquina dá o sinal de ¨Batery empty¨ e descubro que não trouxe o carregador da bateria da máquina (ou seja, ficou em Cusco com o resto da bagagem que deixei no hostel). Não que seja a coisa mais importante da viagem, mas seria interessante ficar com pelo menos uma foto de recordação. Bom, se eu não postar fotos de MP não reparem por favor...

Fico por aqui, vou dar uma volta pela cidade e ver se encontro alguma loja do ramo...

Abraço a todos e especial pro Xokinho que está me apoiando psicologiacamente do Brasil...

2 comentários:

Unknown disse...

Saudações do Brasil, caro Ricardo;

Só depois de receber teu email que consegui encontrar o blog, assim, só agora tive a oportunidade de acompanhar a situação da viagem até o momento. A propósito, está tudo certo ao que aparenta e isso é o que mais importa, de maneira que o lance da bateria da câmera me parece um bom ensejo para uma "memória afetiva" do lugar, sem registros fotográficos e coisas do gênero.

No tocante a nós, partiremos amanhã (17), e quando tivermos uma chance de usar a net em BH, certamente passaremos por esse "ponto seguro virtual" (se é que isso é possível) - já que só amigos o freqüentam - para dar um salve.

Por último, agradeço tua menção a nós, postada antes.

Um forte abraço, e que a "aventura solo" continue dentro do planejado e dos conformes.

Unknown disse...

E ai gaudério. Já se acostumou a coca e a altitude? Aqui ta um calor do inferno!!! espero que em bh esteja mais ameno. Boa sorte ai na empreitada, até.