sábado, 16 de fevereiro de 2008

¨Vai te deitá cusco!¨

Ok amigos...
Neste exato momento estou em Ollantaytambo, última cidade que dá pra se ir de ônibus antes de chegar em Águas Calientes (Machu Picchu, daqui pra frente denominado MP). São 17h (horário local) e o trem parte só às 20:35h. Enquanto isso vou narrando a viagem até esse ponto.
A noite de quarta para quinta-feira foi sofrida, acordei por causa da dor de cabeça, ainda sinais do soroche (como chamam o mal da altitude aqui).
Na quinta-feira pela manhã, fui passear no centro de Cusco e tirar umas fotos.

Foto 1: cusco no centro de Cusco

Lendo o jornal local, descobri que haveria uma partida de futebol da copa Libertadores, de um time de Cusco (Cienciano) contra o Nacional do Uruguai. Comprei a entrada e fui à tarde para o jogo. O time local joga muito bem e o Nacional parecia estar sentido bastante a altitude. Resultado: Cienciano 2 x 1 Nacional. Parece que o Flamengo também virá em breve jogar aqui.

Foto 2: Cienciano desde guri (comemorando após o segundo gol).

No dia seguinte comprei um city tour por 20 soles e fui visitar quatro sítios arqueológicos (Sacsayhuaman , Kenko , Tambomachay e Puka Pukara). Não vou postar todas as fotos aqui, mas deixo-lhes um pequeno vídeo que fiz:

Hoje enfim, visitei o Vale Sagrado dos Incas , onde me encontro no momento esperando o trem pra MP. E é o lugar do primeiro ¨infortúnio¨ da viagem: assim que passei as fotos da câmera para o computador, resolvi tirar uma foto do cyber café onde me encontro, cuja janela enxerga-se as ruínas de Ollantaytambo. Nisso a máquina dá o sinal de ¨Batery empty¨ e descubro que não trouxe o carregador da bateria da máquina (ou seja, ficou em Cusco com o resto da bagagem que deixei no hostel). Não que seja a coisa mais importante da viagem, mas seria interessante ficar com pelo menos uma foto de recordação. Bom, se eu não postar fotos de MP não reparem por favor...

Fico por aqui, vou dar uma volta pela cidade e ver se encontro alguma loja do ramo...

Abraço a todos e especial pro Xokinho que está me apoiando psicologiacamente do Brasil...

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Cusco

Foto 1: Amigos que me levaram no aeroporto às 5 da manha...

Foto 2: Chá de folas de coca na recepçao do hostel...
¡Saludos desde Cusco!
A viagem foi cansativa sim, com certeza... Mas o que mais me marcou foi o efeito da altitude, assim que cheguei a Cusco... Somam-se 24h de viagem e dois dias ¨virados¨, só com o direito a sonecas no aviao, mais altitude de 3360m e têm-se um efeito parecido com ressaca, além de dor de cabeça... Tudo girava ao meu redor e nao tinha bebido nada...
Fui recebido pela Miryam que foi me receber no aeroporto e logo pegamos o táxi para o hostel. Após umas xícaras de chá de folha de coca, fui dormir imediatamente... Acordei à tarde já sem tontura e com um pouco de fome... Tomei mais chá e Miryan levou-me para comprar as passagens do trem para Machu Pichu e já acabamos passeando pelo centro e San Blas.
Vou para MP no sábado e retorno no domingo, portanto dormirei um dia em Águas Calientes.
Aqui em Cusco é frio e seco e devido à menor pressao o meu tubo de xampu quase explodiu quando eu o abri...
Já tomei Inca Kola e suco de Lúcuma, e comi uma fruta chamada Tuna, que dá numa espécie de cacto e é bem saborosa...

Por enquanto é só, vou descansar um pouquinho...

Abraços

Ricardo


terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Capítulo Ezeiza

Quando cheguei às 11:30h aqui em Buenos Aires, pensei: ¨O que que eu vou ficar fazendo até a hora do vôo pra Lima?¨. O detalhe: o vôo está marcado para 21:10h. Muito caro ir de taxi e voltar a Buenos Aires só pra passar umas 4 horas passeando e cansando mais ainda, pra quem já virou a noite. Pagar um hostel pra ficar só esse tempo também estava fora de cogitação...
Então, resolvi fazer uma coisa que infelizmente só posso fazer aqui: comer o sorvete mais gostoso que já provei...
E nessa de ficar no café, acabei fazendo amizade com um outro brasileiro que teve suas malas estraviadas. Resultado: assunto e aventuras até agora, 17h, sendo que já posso ir até fazer o check-in e pagar a tarifa do aeroporto (U$8). Acham caro? No Brasil paguei cerca de U$45, e nem dá pra comparar os dois aeroportos.
Essa história toda me deixou mais animado, resolvi até vir aqui escrever novamente...
Outra coisa me chamando a atenção, é a quantidade de pousos e decolagens pra um período de um dia, pra quem quase nunca voa: 5 decolagens e pousos na seqüência (Florianópolis, Porto Alegre, Buenos Aires, Santiago, Lima e Cusco), devido às conexoes e escalas.
Devo voltar a escrever quando estiver em Lima esperando o vôo para Cusco...
Abraços a todos que lêem ou ainda vão ler...
Saludos desde Argentina!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Agora vai...


Agora faltam 20min para sairmos de casa para o aeroporto. Presentes aqui o Tiago, Islon e Luiz Ricardo. O avião sai às 07:40h e tenho que estar lá 120min antes. Vinte e quatro horas depois devo chegar a Cusco, após passar por Buenos Aires e Lima.
Sempre aquele friozinho na barriga antes de embarcar, ainda mais solito desta vez... Mas a vontade de viajar sempre impera e a sede de conhecer novos lugares acaba por sobrepor a qualquer vertigem. A ansiosidade e a companhia de meus amigos não me deixaram dormir, então gastei as últimas horas arrumando a mala, conversando, comendo pizza e tomando uma cerva.
Deixo meu sincero abraço às pessoas queridas que ficaram e torcem pelo sucesso da minha viagem. Islon e Tiago, boa viagem pra vocês também, trocaremos as impressões na volta, peço que brindem em algum momento à nossa amizade.

Até o próximo post, já em Cusco!

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Às vésperas de...


Ok, meu post anterior foi há algum tempo, mas como todo planejamento, acaba não saindo como esperamos.
Dias que eram para servir de preparação e "mentalização" para a viagem que se avizinha, acabaram por ser despendidos em cuidados para com a minha saúde... Não vou aqui descrever cada coisa que me aconteceu, só comentar que "descobri" que sempre que estiver em dúvida em qual empreendimento investir, já sei de antemão a resposta.
Depois de amanhã alçarei vôo para Buenos Aires - Lima - Cuzco. Insisto em citar as escalas pelo simples fato que me consumirão 24h de viagem no percurso, portando chego ao meu destino só no dia 13/02.
Sem muito mais o que dizer no momento, vou dedicar o dia aos preparativos menores mas não menos importantes. Deixo aqui também agradecimentos ao Feijão e ao Xoquinho que me ajudaram tanto nesses últimos dias...