terça-feira, 11 de maio de 2010

Missão possível

(narrativa de viagem realizada em 03/2010)
Pórtico de entrada de São Miguel das Missões - RS

Desde pequenino ouvi meu pai dizer que um dia iríamos visitar as Missões (por "Missões" entendam que é o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, um conjunto de ruínas da antiga redução de São Miguel Ancanjo, e um dos principais vestígios do período das Missões Jesuíticas dos Guarani em todo o mundo, localizado no pequeno município de São Miguel das Missões, no Noroeste do Rio Grande do Sul.). Pois ele se foi e o dia nunca veio... Mas assim que comprei meu primeiro carro, telefonei pra minha mãe e disse: "Te arruma que no final de semana vamos visitar as missões!". Convidei meu amigo Tiago também e na meia-noite de sexta pra sábado, partimos.Treze horas e 750Km depois, chegamos a São Miguel. Almoçamos e nos hospedamos, pra poder descansar da longa viagem. Porém à noite aproveitamos pra ir ver o espetáculo de som e luzes, no qual ficamos sentados em uma arquibancada e vimos as ruínas ganharem vida em vozes e cores, tudo sob um céu estrelado. Um espetáculo ímpar e um ótimo jeito de aprender um pouco do que foram as reduções jesuíticas. Eu não fazia idéia do que eram esses povos e a riqueza de suas histórias até ir ao local. Foi uma grata surpresa e uma grande emoção visitar e ver ao vivo um pedaço da história mundial, essas ruínas foram consideradas patrimônio cultural pela UNESCO em 1983.
A cruz missioneira e as ruínas da catedral.

Durante a visita pudemos saber muito dos costumes, cultura e organização destes povos, além do seu declínio quando da invasão dos espanhóis e portugueses. E que as Missões não se resumem só aos sete povos, e sim foram espalhados pela América do Sul em vários países. Não cabe colocar aqui muitos aspectos históricos, pois nem um resumo seria pequeno. Quem quiser saber mais, "joga no Google"... =D
Depois fomos a Santo Ângelo, outra cidade missioneira, porém já sem ruínas e com uma réplica da catedral no centro da cidade. Tivemos sorte que estavam inaugurando nesse dia a praça nova em frente a essa igreja, então havia shows de música e bastante gente assistindo.

Centro de Santo Ângelo - RS
Mas devíamos voltar logo, pois a viagem era longa e queria estar de volta no domingo e ter tempo de descansar. Porém uma forte neblina depois de Passo Fundo nos fez parar pra dormir em Lagoa Vermelha, pra seguir viagem no dia seguinte, com um ótimo sol. Almoçamos em Lages/SC e chegamos ao final da tarde de volta a Florianópolis, certamente transformados pela vivência que toda viagem nos causa, e repletos de lembranças de uma curta, porém intensa aventura.
"A estrada em frente vai seguindo
Deixando a porta onde começa.
Agora longe já vai indo,
Devo seguir, nada me impeça."

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei muito do post! Pela sua descrição deu vontade de conhecer o lugar também! hehe Continue postando suas aventuras, estarei de olho! ( e eu também vou continuar postando ok?!)